sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Antônio Carlos luta contra jejum de 33 anos

Bicampeão paulista e brasileiro quando era zagueiro da equipe em 93 e 94 o agora treinador terá a dura missão para reconduzir o Verdão ao caminho dos títulos.


E para isso terá que quebrar um incômodo jejum: desde agosto 1976 um ex-jogador que foi campeão pelo clube não conquista um título também como treinador. O último a conseguir tal façanha foi Dudu, volante da Academia e comandante do título paulista naquele ano.


De lá para cá, outros ex-atletas do Palmeiras passaram pelo comando da equipe. Émerson Leão, campeão pelo Santos e Sport por exemplo, não conseguiu repetir o sucesso que teve como goleiro, no banco de reservas.


Jorginho, que foi ponta-direita da equipe, teve um bom desempenho na sua curta passagem como treinador, mas não levou nenhuma taça, assim como em sua carreira dentro de campo pelo Verdão.

- O Antônio Carlos pegará a equipe em um momento difícil. Seu trabalho será dobrado agora, por tudo que o clube está passando. Ele já tem certa rodagem, foi diretor no Corinthians e técnico no São Caetano, é hora de mostrar o que aprendeu neste tempo - afirmou Dudu em entrevista ao LANCENET!.

Agora treinador, Antônio Carlos teve uma boa passagem pelo clube quando o defendeu entre 1993 e 95. Foram 188 jogos, com 114 vitórias, 38 empates e 36 derrotas. Zago marcou oito gols e conquistou quatro títulos pelo Verdão.

- Não adianta ser ídolo como jogador, tem que conquistar títulos como técnico também. A torcida não quer saber da História, ela cobra os resultados, independemente do seu passado no clube. Isso acontece em todos os times grandes - afirmou Dudu, que aproveitou para analisar os momentos distintos.

- Na minha época era diferente, não tinha tanta pressão. Era mais calmo, não tinha essa violência. A torcida era bem mais calma - completou.

Último campeão como jogador e técnico do Palmeiras, Dudu prefere não apontar motivos para esse longo jejum e elogia outros ex-atletas do Palmeiras, que tiveram sucesso como treinadores de outros clubes.

- Nunca me atentei com esse fato de eu ter sido o último a conquistar títulos como jogador e técnico do Palmeiras. Muitos ex-jogadores tiveram muito sucesso como técnico. O Valdemar Carabina, o Ênio Andrade, o Vicente Arenari e o Leão foram alguns que saíram do Palmeiras e conquistaram muitos títulos - afimou.

Confira alguns dos que jogaram e comandaram o Palmeiras:

Bianco

Primeiro capitão do Palestra Itália, foi campeão paulista como jogador em 1920 e repetiu o feito, mas como técnico, em 44, já com o nome de Palmeiras.

Ventura Cambon

Tricampeão paulista como jogador (o único da História do Palmeiras), o uruguaio assumiu o comando do clube em 13 oportunidades. Ao lado de Bianco, foi campeão paulista em 44 e foi técnico do time na Copa Rio de 1951, que o clube ainda busca o reconhecimento da Fifa como um Mundial de Clube.

Valdir Joaquim de Moraes

Ex-goleiro, atualmente é observador técnico do Palmeiras, assumiu o comando do Verdão dez vezes. Mas a maioria delas de forma interina.

Aymoré Moreira

Goleiro, campeão paulista em 34, comandou o Palmeiras no título do Robertão de 1967, equivalente à Copa do Brasil da época. Foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira na Copa de 1962, no Chile.

Dudu

Formou a maior dupla de meio de campo da História do Verdão com Ademir da Guia. Brilhou na Academia de Futebol entre as décadas de 60 e 70 e foi multicampeão - bicampeão brasileiro, três vezes paulistas, duas vezes do Robertão, além do Rio-São Paulo e e da Taça Brasil - como jogador. Como treinador, levou o Paulistão, último antes da longa fila de 16 anos sem conquistas.

Émerson Leão

Goleiro com maior número de jogos pelo Verdão, foi titular da Academia de Futebol, que brilhou entre as décadas de 60 e 70. Foi bicampeão brasileiro (72 e 73), três vezes campeão paulista (72, 74 e 76), além do Robertão (67). Como técnico, teve duas passagens -1989 e entre 2005 e 2006 -, mas não conquistou nada.

Jorginho

Último ex-atleta do Verdão que assumiu o clube. Teve um bom desempenho nos sete jogos em que comandou o time no Brasileirão do ano passado. Mas assim como em sua carreira como jogador do Alviverde, não foi campeão como treinador

Fonte:Lancenet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Video em destaque

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão