sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pressão, cansaço e lesões: Palmeiras no limite em 2010

A carga está pesada na Academia de Futebol, e não apenas fisicamente, como voltou a reclamar Muricy Ramalho após a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo (PI), em Teresina.


Enquanto o grupo reduzido sofre com o excesso de jogos, a diretoria padece com a pressão interna no clube, devido às dificuldades para contratar mais atacantes e atender aos pedidos feitos pelo técnico.

A torcida, impaciente, culpa os dirigentes dentro do Palestra Itália. Toninho Cecílio, gerente de futebol, é defendido pela cúpula e por Muricy, pelo empenho na busca de reforços. O dirigente se sente injustiçado pelas críticas no Palmeiras e até se exalta nas entrevistas.

Como de costume no clube, os dirigentes ouvem reclamações diárias de sócios e conselheiros e têm feito de tudo para blindar Toninho. Gilberto Cipullo, vice de futebol, é defensor ferrenho do seu gerente.

A expectativa, no Verdão, é de anunciar em breve os atacantes Ewerthon, do Zaragoza (ESP), e Velázquez, do Libertad (PAR).

A carga pesa psicologicamente para os diretores e, do lado do grupo, a questão mais grave é a física.

– Não podemos exigir muito do time, a preparação ainda não é a adequada para aguentar o ritmo (das partidas). Estamos exagerando demais na parte física – alertou Muricy, que mandará time misto, amanhã, ante o Botafogo, em Ribeirão Preto.

O grupo teve dez dias de pré-temporada e já fez oito jogos em um mês, sempre com a força máxima disponível. Já foram cinco lesões musculares em 2010 – Maurício Ramos, Léo, Diego Souza, Gabriel Silva e Marcos –, mais de uma por semana desde a estreia, dia 16.

A tabela não alivia. A primeira semana livre será de 7 a 14 de março. Então, Muricy vai revezar os atletas, mesmo com poucas opções.

Pierre e Márcio Araújo participaram dos 90 minutos de todos os oito jogos e vão entrar de vez no rodízio.

Enquanto pesam pernas e cabeças, a exigência da torcida aumenta.

* As Baixas do Verdão em 2010:

Diego Souza
Com edema na coxa esquerda, ficou fora por duas rodadas do Paulistão – ante Monte Azul e Corinthians.

Gabriel Silva
Estiramento muscular na coxa direita em sua estreia, contra o Monte Azul. Previsão de retorno é em 15 dias.

Léo
Lesão na coxa direita antes da terceira rodada do Paulista. Treina com bola, está em fase final de recuperação.

Marcos
Dores musculares no adutor da coxa direita o tiraram da estreia na Copa do Brasil, anteontem, em Teresina.

Maurício Ramos
Machucou o adutor direito ainda na pré-temporada e não jogou em 2010. Recupera-se de entorse no joelho.

Com a palavra:
Katia Rubio (Psicóloga do Esporte)

"Como espectadora, posso dizer que o Palmeiras ainda não se recuperou do que aconteceu no final do ano passado, quando não foi campeão brasileiro e não conseguiu a vaga na Libertadores. Tudo o que se passa, agora, tem relação com 2009. É como se o time não tivesse elaborado a derrota. Isso causa uma depressão, como se o time estivesse “deprimido”.

Não acredito que seja desgaste físico, porque essa tem sido a média (oito jogos em 26 dias) dos times de futebol profissional, mas não dá para dizer que estão fora de uma carga excessiva, porque não é verdade. Para superar essa instabilidade, tem de elaborar o luto, que surge em qualquer processo de perda – não atingir um objetivo muito desejado."

Fonte: Lancenet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Video em destaque

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão